loading

Lajes Treliçadas Bidirecionais



Lajes Treliçadas Bidirecionais

Encontre tudo sobre lajes treliçadas bidirecionais

As lajes treliçadas bidirecionais são lajes pré moldadas por vigotas, blocos cerâmicos e EPS isopor.
Você já ouviu falar em lajes treliçadas? Elas surgiram na Europa com a finalidade de ser um meio termo das lajes de concreto tradicionais. Com isso, tornou-se um dos sistemas de pré-moldado mais utilizados no mundo, pois possui bastante qualidade, mas com um preço menor. Saiba mais sobre elas a seguir.

O que são as lajes treliçadas bidirecionais?

As lajes treliçadas são uma laje pré-moldada composta por vigotas (elemento estrutural) treliçadas (por isso ela possui esse nome) e elementos que são responsáveis por preencher os espaços entre elas. Os componentes mais utilizados na hora de completar a estrutura são os blocos cerâmicos fabricados com essa finalidade e os EPS/Isopor.
Essas vigotas treliçadas que formam as lajes são constituídas por uma grande base de concreto aliada a armação treliçada. O tamanho é variável, de acordo com a demanda estipulada na obra.
Por isso, são indicadas para serem utilizadas em residências, comércios e indústrias de pequeno e médio porte.

Vantagens da laje treliçada bidirecional

A fama das lajes treliçadas no mundo da construção não é à toa, pois elas oferecem inúmeras vantagens, como:

  1. Maior agilidade e facilidade na hora de realizar recortes nas tubulações;
  2. Contribuí com o isolamento térmico e acústico do ambiente;
  3. Suporta grandes cargas, apesar de levar cargas menores em sua estrutura;
  4. Não é necessária mão de obra treinada de forma específica, gerando, dessa maneira, maior economia;
  5. Considerada uma laje leve, as lajes treliçadas são ótimas quando se deseja agilidade em uma obra.

Lajes treliçadas bidirecionais. Saiba mais:

As lajes treliçadas bidirecionais são tipos de lajes treliçadas, isto é, também são pré-moldados que surgiram na Europa com o objetivo de ser uma versão mais rápida e acessível do sistema de lajes de concreto tradicionais.
Além de apresentar todas as vantagens e benefícios das lajes treliçadas convencionais, as lajes bidirecionais são indicadas para todos os tipos de construções/obras, principalmente nos casos em que se pretende armar duas lajes em duas direções (por isso o nome bidirecional).
As lajes treliçadas bidirecionais podem ser preenchidas com isopor, sendo possível diminuir não só os custos da obra como também o peso da estrutura, sem afetar a qualidade ou segurança do projeto.

Outras vantagens das lajes pré moldadas

Por ser um intermédio da laje de concreto tradicional, as lajes treliçadas bidirecionais possuem inúmeras vantagens para quem opta por ela, entre elas:

  1. Facilidade na instalação do produto, sendo mais prática e versátil, sem exigir mão de obra especializada;
  2. Resistência oferecida pelo preenchimento com isopor;
  3. Economia no escoramento (parte da obra que dá o sustento);
  4. Versátil e diversificada, a laje treliçada bidirecional permite que o arquiteto da obra possa usar a criatividade durante a construção do ambiente em que a laje está sendo instalada;
  5. Menor deformação;
  6. Mais rigidez.

ABNT e a laje treliçada bidirecional

Assim como qualquer outro elemento de obra, é preciso seguir as normas estipuladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pois elas garantem a eficácia e sucesso da instalação do produto, conforme as técnicas de segurança.
Com a laje treliçada bidirecional não é diferente, por isso sempre procure uma empresa comprometida e que segue os critérios estipulados na ABNT, como a Tijolaje.

Encontre mais informações sobre:
Laje treliça bidirecional
Lajes treliçadas, EPS, cerâmica e bidirecional.

COMPARTILHE