loading

O que é a Laje Treliça, Saiba Mais.



O que é a Laje Treliça, Saiba Mais.

Conheça a Laje Treliça ou Laje Treliçada


Toda boa construção, seja ela doméstica ou industrial, de pequeno ou grande porte, começa com uma boa estrutura. Por isso, no universo das construções é comum o termo "treliça" ou "treliçada", quase sempre associado a lajes, estruturas metálicas e de sustentação. Mas, afinal, o que são lajes treliçadas? Descubra a seguir.

O que é laje treliça?


O termo treliça vem do francês (treillis) e refere-se a uma estrutura, geralmente de metal, composta por barras perpendiculares que se unem em um ponto comum (nó).

Este tipo de estrutura é muito comum na engenharia e na arquitetura.

Em muitos casos é possível ver as estruturas treliçadas utilizadas estrategicamente como parte da decoração, seja na adornando uma fachada ou sustentando enquanto embeleza uma ponte, por exemplo.

Fato é que existem diversas tipos e configurações de treliças, o que muda diretamente o seu uso. A maior parte delas é invisível aos olhos, mas de suma importância na construção e segurança de edifícios diversos, como é o caso da laje treliçada.

Criada na Europa, a laje treliçada tinha como objetivo sanar os problemas que as pré-moldadas não conseguiam. Sua estrutura treliçada pode ser preenchida com isopor ou com peças de cerâmica, de acordo com as especificações da obra.

Aliás, a espessura dos ferros, bem como o espaçamento entre as vigotas pode variar, visando melhor suportar a carga que será aplicada sobre a laje treliçada, bem como o tamanho do vão a ser preenchido. O ideal é que esse vão não ultrapasse os 12 metros. Caso isso ocorra, outro tipo de laje pré-moldada pode ser indicada.

É importante ressaltar que o material de preenchimento da laje treliça impacta diretamente no resultado final da laje treliçada. Enquanto o isopor é mais leve e facilmente transportável, a cerâmica torna-se mais pesada, mas capaz de suportar mais peso sem sofrer deformações. Além disso, as configurações da laje treliçada impactam diretamente sobre o orçamento da obra, portanto, esta deve estar alinhada a todo o planejamento.

Vantagens da laje treliçada


Quando comparada aos demais tipos de lajes existentes, há diversos motivos que justificam o uso das treliçadas.

O primeiro deles é a economia significativa, já que por ser pré-moldada há uma considerável economia de mão de obra e material. Outro ponto relevante é que devido a escolha e combinação inteligente de materiais, este tipo de laje se torna mais leve e, portanto, causa menos estresse à estrutura de sustentação. O resultado é muito mais agilidade no trabalho, além de mais segurança e conforto para os que habitarão ou irão frequentar o local.

É por estes e outros motivos que a laje treliçada tem sido a primeira opção em diversas construções de pequeno a médio porte, sendo considerada uma alternativa mais rápida, barata e eficiente do que as lajes construídas in loco.

Cuidados necessários

Contudo, para que todos estes benefícios sejam de fato adquiridos, é essencial fazer a aquisição da laje treliçada com um fabricante comprometido com a segurança e qualidade de todos os materiais utilizados, em conformidade com as normas técnicas da ABNT. Esta preocupação deve englobar desde a escolha do cimento utilizado para a confecção das vigotas e fixação da estrutura, até a solda dos ferros de sustentação.

Saiba mais sobre as Lajes Treliças e suas Normas Regulamentadoras e saiba mais sobre a Tijolaje fabricação e comercio de Laje Treliça.

COMPARTILHE