loading

Painel Pré-Moldado, O Que é Painel Pré-Moldado e Suas Aplicações



Painel Pré-Moldado, O Que é Painel Pré-Moldado e Suas Aplicações

O que é painel pré-moldado e suas aplicações.


O painel pré-moldado é muito usado em estrutura de prédios, edifícios comerciais e residenciais por oferecer facilidade na montagem, qualidade e economia na aplicação.
Os painéis pré-moldados têm origem alemã e são um dos mais usados no mundo todo. Eles são fabricados na indústria ou até mesmo no canteiro de obra e são extremamente usados na estrutura de uma edificação ou nas paredes de edifícios habitacionais, por exemplo, com o objetivo de vedação, substituindo o fechamento metálico e a alvenaria.
Esse painel de fechamento (como também são conhecidos os painéis de pré-moldados) é usual para substituição da alvenaria comum e muito procurado para a construção de galpões e depósitos, porque com ele é possível finalizar a obra bem mais rápido.
A fama dos painéis pré-moldados não é em vão. Eles são fabricados em concreto com um acabamento possível de ser modificado. Por esse motivo, eles podem ser usados na finalização da construção para o fechamento de uma área completa (como é o caso dos galpões).

Vantagens de usar os painéis de fechamento


Eles são bem aceitos no mundo inteiro, pois possuem inúmeras vantagens para a área da construção civil e de grandes obras, como:

  1. Por já estarem pré-fabricados e com o acabamento incorporado, há a otimização do tempo da obra e dos custos também;
  2. Eles favorecem tanto o isolamento térmico como o acústico, por conta do material usado;
  3. Há a redução dos pesos, tanto nas vigas como nos pilares;
  4. O painel pré-moldado não produz muitos entulhos nem desperdícios no canteiro de obra.

Como montar e os cuidados com o painel pré-moldado

Por ser um material construído fora da obra, o painel pré-moldado não é difícil de ser instalado nem precisa de uma mão de obra especializada em painéis de fechamento. Então, sua instalação é feita com insertos metálicos que são colocados na estrutura metálica e no próprio painel.
Contudo, na hora de montar, é preciso estar atento ao alinhamento e ao transporte da carga, para que não afete o resultado final.
Além disso, na hora de produzir o pré-moldado é preciso informar bem a largura necessária, para que na hora de instalar não tenha erros ou sobras.

Principais cuidados

Por ser montado com um material resistente e de qualidade, os painéis de fechamento não precisam de muitas manutenções e cuidados. Porém, é preciso sempre estar atento se o local de instalação está propício à fungos, partículas de poeira, água e até sujeiras (dentro e fora), causadas por ventos ou não, pois essa intervenção externa pode acarretar manchas na região dos painéis.
Além desse detalhe, outra coisa que o dono ou gestor do ambiente precisa estar atento é às partes metálicas, pois se elas apresentarem algum tipo de oxidação é recomendado (e muitas vezes preciso) realizar intervenções para que os danos não se propaguem e danifiquem toda a estrutura.

Procurando painel pré-moldado? A Tijolaje vai te ajudar! Estamos no mercado há mais de 20 anos, sempre buscando o melhor da construção civil para os mais variados projetos.

Acesse o link para saber mais sobre painel pré-moldado.

COMPARTILHE